O projeto ICAE surgiu no ano de 2021, sendo denominado IAE, foi desenvolvido como trabalho para a Mostra Científica da escola Elisa Tramontina. Em sua primeira fase, foi elaborada uma pequena campanha de inclusão na E.E.E.F Carlos Barbosa, em Carlos Barbosa, RS.

No ano de 2022, dando continuidade, criamos duas cartilhas de inclusão e conscientização do autismo nas escolas, uma para os docentes e outra para os educandos, contando também com a confecção do mascote Michael, para trazer a representatividade do aluno autista em sua rede de ensino. Distribuímos para os professores do turno da tarde da escola Elisa Tramontina o livreto do professor, e aplicamos a campanha na escola sobredita.

Premiações 

O projeto ICAE foi premiado em 3 feiras científicas.

Mostra Elisa Tramontina

Mostra científica do Município de Carlos Barbosa – 3 º lugar na classificação geral

MostraSeg, Caxias do Sul – Destaque na área, Educação.


Sobre as criadoras do projeto 

Isabelly Portela da Silva.

Aluna da escola Elisa Tramontina, tem 18 anos e está cursando atualmente o terceiro ano do Ensino Médio.

Nicolly Portela da Silva.  A aluna da escola Elisa Tramontina, tem 18 anos e está cursando atualmente o terceiro ano do Ensino Médio. 

WebSite

Ao longo dos anos de pesquisas realizadas sobre o tema, notamos que o autismo é visto como um desafio para educação, vendo que, muitos professores e crianças inseridas nas mesmas salas de aula, encontram-se desamparados quando recebem estudantes com este tipo de transtorno, por carência de informação, desconhecimento do assunto e falta de interesse em ir atrás de métodos eficazes para a educação e alfabetização e interação desse grupo de alunos. Devido a isso, as criadoras do trabalho, deram início ao projeto ICAE.

Nesta nova fase, o projeto segue o seu trabalho de difusão do conhecimento sobre autismo por meio do site com conteúdos voltados para pais e público geral, com destaque para as cartilhas com ferramentas de apoio para o cotidiano dos indivíduos com TEA, lista de instituições com serviços especializados de educação e atendimento médico, além de oferecer o campo de acolhimento para pais que possuem filhos com autismo, onde eles podem compartilhar as suas experiências, frente ao espectro. Além de estar aplicando nas principais redes de ensino do município de Carlos Barbosa, as suas cartilhas, instrumentalizando essas escolas, integrando o ensino inclusivo.