ICAE é um projeto científico de inclusão e conscientização do Autismo nas escolas, o mesmo foi criado no ano de 2021 e está em sua 3º fase de realização. Temos por objetivo integrar os estudantes com TEA nos centros de ensino brasileiro, essa ação é promovida por políticas de inclusão em relação ao acesso e permanência / presença da criança e do adolescente com autismo na escola, tornando os conselhos escolares um espaço inclusivo, e sendo um material de instrumentalização dos populares, a respeito do espectro. 

No ano de 2022 (2º fase) confeccionamos duas cartilhas de inclusão e conscientização sobre o TEA, para os professores e alunos, junto a isso criamos o nosso mascote Michael. Ademias durante a 3º fase de realização aplicamos a cartilha para os professores da E.E.E.M Elisa Tramontina, Carlos Barbosa, e disponibilizamos para as principais instituições de ensino do município sobredito, os nossos materiais de apoio.

Michael - Mascote

Michael é o mascote da campanha ICAE, foi confeccionado com o fito de representar os estudantes autistas, em seus centros de ensino, além de ser o rosto da nossa trabalho de inclusão e conscientização.


Documentário

O Transtorno do Espectro Autista está sendo trabalhado cada vez mais em nossa sociedade, sabemos da importância de informar todos os cidadãos a respeito do TEA, uma vez que a informação é a porta para uma comunidade inclusiva e consciente! 

Assim, o projeto ICAE conta com um documentário, que está disponível no GloboPlay, na série: Novo Ensino médio – É sobre isso, produzida pelo canal Futura em parceria com Sesi Nacional.

Como os projetos desenvolvidos durante o Novo Ensino Médio podem colaborar com a comunidade? Para responder a essa pergunta, Isabelly Portela e Nicolly Portela apresentam o seu referido trabalho em um documentário, disponível nos meios de comunicação supracitados. Ficou curioso? Acesse link abaixo e assista você também! 

Documentário - ICAE

Livretos de Conscientização e Inclusão

O projeto ICAE criou no eno de 2022 duas cartilhas de inclusão e conscientização do autismo nas escolas. A primeira cartilha é direcionada para professores, servindo com material de consulta e aprendizagem. Somado a isso o segundo  livreto é voltado para os alunos, tendo como o obejtivo o conhecimento dos educandos sobre o TEA, sendo utilizado como ferramenta de consulta para esses  indivíduos.